PLANEJAMENTO
ANUAL 7º ANO
1. INTRODUÇÃO
Vivemos
em um tempo em que a Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes no
dia a dia das pessoas. Na vida dos nossos alunos isso não é diferente: além dos
fenômenos naturais que sempre despertam a curiosidade humana, as crianças e
adolescentes estão imersos em um universo repleto de informações e produtos
ligados a conhecimentos científicos e tecnológicos. Sendo assim, a aprendizagem
de Ciências torna-se essencial para que nossos alunos interpretem o mundo e
atuem como cidadãos conscientes na sociedade em que estão inseridos.
O ensino de Ciências é sugerido em
eixos temáticos nas Diretrizes Curriculares de Aparecida de Goiânia, sendo eles
“Vida e Ambiente”, “Ser humano e saúde”, “Tecnologia e sociedade” e “Terra e
Universo”, cujo principal objetivo é proporcionar ao aluno condições para avaliar
situações, tomar decisões, ter uma visão crítica do mundo e se posicionar de
forma positiva diante das adversidades sociais.
Deste
modo, os conteúdos propostos para o 7º ano estão incluídos nesses eixos
temáticos de modo articulado, pois compreendemos que o aluno não pode ter uma
visão fragmentada do conhecimento. E, compreendendo que esse aluno é um ser
social, nas aulas de Ciências procuraremos apresentar os conteúdos científicos produzidos
pelo homem historicamente de modo a instrumentá-lo a repensar e reconstruir a
sua prática social.
2. OBJETIVOS
2. 1.
OBJETIVOS CONCEITUAIS
- Compreender a Ciência como um processo de produção
do conhecimento e uma atividade humana, histórica e associada a aspectos
sociais, econômicos, políticos e culturais;
- Conhecer as diferenças e as semelhanças entre os
seres vivos pertencentes aos diferentes reinos;
- Reconhecer as doenças sexualmente transmissíveis e
suas formas de prevenção;
- Compreender a saúde pessoal, social e ambiental
como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de
diferentes agentes;
- Compreender como os seres vivos estão organizados
no meio ambiente destacando as relações ecológicas existentes no ecossistema;
- Reconhecer a importância do equilíbrio ecológico,
reconhecendo o homem como um ser inserido no meio ambiente onde há uma dinâmica
de relações entre os componentes bióticos e abióticos;
2. 2.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS
- Utilizar a linguagem científica para explicar
fenômenos e descrever estruturas;
- Expressar ideias fundamentadas em argumentos;
- Esquematizar estruturas e processos presentes nos
seres vivos;
- Manipular objetos necessários para a realização de
atividades práticas;
- Observar e registrar fenômenos físicos, químicos e
biológicos;
- Interpretar gráficos e tabelas;
- Interpretar textos científicos e elaborar teorias.
2. 3.
OBJETIVOS ATITUDINAIS
- Respeitar os diferentes pontos de vista;
- Valorizar a solidariedade nas relações pessoais na
escola;
- Respeitar e preservar o meio ambiente em que está
inserido;
- Compreender e cooperar com o tempo de aprendizagem
dos colegas;
- Conhecer e respeitar a diversidade humana e
biológica.
3. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
3. 1. PRIMEIRO
BIMESTRE
- Relações ecológicas;
- Equilíbrio ecológico;
- Ecossistemas;
- Teorias evolutivas;
- Biodiversidade;
- Características dos seres vivos;
- Projeto Dengue.
3. 2. SEGUNDO
BIMESTRE
- Vírus;
- Reino Monera;
- Reino Fungi;
- Reino Protista;
- Reino Plantae;
- Projeto Alimentação Saudável.
3. 3. TERCEIRO
BIMESTRE
- Reino Animal (invertebrados);
- Reino Animal (vertebrados)
3. 4. QUARTO
BIMESTRE
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Métodos contraceptivos;
- Grandezas físicas;
- Cinemática.
4. METODOLOGIA
Compreendemos
que os alunos são seres construídos historicamente por relações sociais e,
desse modo, são diferentes entre si e essa diferença também se expressa no modo
de aprender. Para tanto, propomos diversas metodologias para que possamos
atingir todos os alunos, sendo que todo conteúdo apresentado será apoiado por
uma aula expositiva. Assim, as metodologias a serem utilizadas são:
- Aula expositiva;
- Leitura de textos científicos;
- Leitura e produção de charges e quadrinhos;
- Elaboração de cartazes, panfletos e murais;
- Realização de experimentos;
- Cultivo de plantas;
- Debates de filmes e documentários;
- Elaboração de textos e desenhos explicativos;
- Registros fotográficos;
- Elaboração de mapas conceituais;
- Produção de maquetes, frames boxes e caixas
temáticas;
- Pesquisas bibliográficas.
5. BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
- AGUILAR, J. B. Para viver juntos: ciências, 7º ano:
ensino fundamental. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2012.
6.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- BROCKELMANN, R. H. Observatório de ciências. 1. ed.
São Paulo: Moderna, 2011.
- CARNEVALLE, M. R. Jornadas.cie – Ciências 7º ano.
2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
- COSTA, A. M. C. L. Oficina do saber: ciências 7º
ano. 1. ed. São Paulo: Leya, 2012.
- SHIMABUKURU, V. Projeto Araribá: ciências. 3. ed.
São Paulo: Moderna, 2010.
- USBERCO, J., SCHECHTMANN, E., MARTINS, J. M.,
FERRER, L. C., VELLOSO, H. M. Companhia das letras: 7º ano. 2. ed. São Paulo:
Saraiva, 2012.
7. CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
A
avaliação deve favorecer a aprendizagem dos alunos ao possibilitar-lhes não
somente superar suas dificuldades, como também aprimorar aquilo que já
aprenderam. Para o professor, a avaliação tem função diagnóstica,
permitindo-lhe identificar quais conteúdos precisam ser mais bem desenvolvidos
e quais já foram assimilados pelos alunos.
Nesse
sentido, a avaliação procura identificar a qualidade da aprendizagem e não pode
ocorrer somente no final de uma sequência didática, mas ao longo dela. Desse
modo, a avaliação em Ciências será processual, ocorrendo em diferentes momentos
no decorrer do bimestre.
Para
tanto, serão utilizados os seguintes instrumentos ou metodologias de avaliação:
- Produção de textos;
- Elaboração de desenhos explicativos;
- Avaliações escritas;
- Produção de cartazes e panfletos;
- Realização de experimentos;
- Elaboração de histórias em quadrinhos;
- Elaboração de maquetes, frames boxes, caixas
temáticas e outros;
- Debates;
- Registros fotográficos;
- Pesquisas bibliográficas;
- Relatórios da turma (pelo professor).
Maravilhoso!
ResponderExcluirMuito bom interessante
ResponderExcluirMuito bom , parabéns!!
ResponderExcluirgostei bastante do planejamento foi ótimo.
ResponderExcluirStainless Steel Countertops - AT - TITanium Arts
ResponderExcluirTITanium Arts brings the T-Shirt used ford fusion titanium to buy metal online your next project. We're proud to be partnering titanium auto sales with the 2018 ford fusion hybrid titanium T-Shirt Studio oakley titanium sunglasses to create the ultimate