A escola como ambiente privilegiado de transformação!

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quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Planejamento anual - 7º ano

       E o planejamento do 7º ano... Bom trabalho a todos!

PLANEJAMENTO ANUAL 7º ANO

1. INTRODUÇÃO

          Vivemos em um tempo em que a Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Na vida dos nossos alunos isso não é diferente: além dos fenômenos naturais que sempre despertam a curiosidade humana, as crianças e adolescentes estão imersos em um universo repleto de informações e produtos ligados a conhecimentos científicos e tecnológicos. Sendo assim, a aprendizagem de Ciências torna-se essencial para que nossos alunos interpretem o mundo e atuem como cidadãos conscientes na sociedade em que estão inseridos.
          O ensino de Ciências é sugerido em eixos temáticos nas Diretrizes Curriculares de Aparecida de Goiânia, sendo eles “Vida e Ambiente”, “Ser humano e saúde”, “Tecnologia e sociedade” e “Terra e Universo”, cujo principal objetivo é proporcionar ao aluno condições para avaliar situações, tomar decisões, ter uma visão crítica do mundo e se posicionar de forma positiva diante das adversidades sociais.
          Deste modo, os conteúdos propostos para o 7º ano estão incluídos nesses eixos temáticos de modo articulado, pois compreendemos que o aluno não pode ter uma visão fragmentada do conhecimento. E, compreendendo que esse aluno é um ser social, nas aulas de Ciências procuraremos apresentar os conteúdos científicos produzidos pelo homem historicamente de modo a instrumentá-lo a repensar e reconstruir a sua prática social.

2. OBJETIVOS

2. 1. OBJETIVOS CONCEITUAIS
- Compreender a Ciência como um processo de produção do conhecimento e uma atividade humana, histórica e associada a aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais;
- Conhecer as diferenças e as semelhanças entre os seres vivos pertencentes aos diferentes reinos;
- Reconhecer as doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção;
- Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes;
- Compreender como os seres vivos estão organizados no meio ambiente destacando as relações ecológicas existentes no ecossistema;
- Reconhecer a importância do equilíbrio ecológico, reconhecendo o homem como um ser inserido no meio ambiente onde há uma dinâmica de relações entre os componentes bióticos e abióticos;

2. 2. OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS
- Utilizar a linguagem científica para explicar fenômenos e descrever estruturas;
- Expressar ideias fundamentadas em argumentos;
- Esquematizar estruturas e processos presentes nos seres vivos;
- Manipular objetos necessários para a realização de atividades práticas;
- Observar e registrar fenômenos físicos, químicos e biológicos;
- Interpretar gráficos e tabelas;
- Interpretar textos científicos e elaborar teorias.

2. 3. OBJETIVOS ATITUDINAIS
- Respeitar os diferentes pontos de vista;
- Valorizar a solidariedade nas relações pessoais na escola;
- Respeitar e preservar o meio ambiente em que está inserido;
- Compreender e cooperar com o tempo de aprendizagem dos colegas;
- Conhecer e respeitar a diversidade humana e biológica.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3. 1. PRIMEIRO BIMESTRE
- Relações ecológicas;
- Equilíbrio ecológico;
- Ecossistemas;
- Teorias evolutivas;
- Biodiversidade;
- Características dos seres vivos;
- Projeto Dengue.

3. 2. SEGUNDO BIMESTRE
- Vírus;
- Reino Monera;
- Reino Fungi;
- Reino Protista;
- Reino Plantae;
- Projeto Alimentação Saudável.

3. 3. TERCEIRO BIMESTRE
- Reino Animal (invertebrados);
- Reino Animal (vertebrados)

3. 4. QUARTO BIMESTRE
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Métodos contraceptivos;
- Grandezas físicas;
- Cinemática.

4. METODOLOGIA

          Compreendemos que os alunos são seres construídos historicamente por relações sociais e, desse modo, são diferentes entre si e essa diferença também se expressa no modo de aprender. Para tanto, propomos diversas metodologias para que possamos atingir todos os alunos, sendo que todo conteúdo apresentado será apoiado por uma aula expositiva. Assim, as metodologias a serem utilizadas são:
- Aula expositiva;
- Leitura de textos científicos;
- Leitura e produção de charges e quadrinhos;
- Elaboração de cartazes, panfletos e murais;
- Realização de experimentos;
- Cultivo de plantas;
- Debates de filmes e documentários;
- Elaboração de textos e desenhos explicativos;
- Registros fotográficos;
- Elaboração de mapas conceituais;
- Produção de maquetes, frames boxes e caixas temáticas;
- Pesquisas bibliográficas.
5. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

- AGUILAR, J. B. Para viver juntos: ciências, 7º ano: ensino fundamental. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2012.

6. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

- BROCKELMANN, R. H. Observatório de ciências. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2011.
- CARNEVALLE, M. R. Jornadas.cie – Ciências 7º ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
- COSTA, A. M. C. L. Oficina do saber: ciências 7º ano. 1. ed. São Paulo: Leya, 2012.
- SHIMABUKURU, V. Projeto Araribá: ciências. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
- USBERCO, J., SCHECHTMANN, E., MARTINS, J. M., FERRER, L. C., VELLOSO, H. M. Companhia das letras: 7º ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

          A avaliação deve favorecer a aprendizagem dos alunos ao possibilitar-lhes não somente superar suas dificuldades, como também aprimorar aquilo que já aprenderam. Para o professor, a avaliação tem função diagnóstica, permitindo-lhe identificar quais conteúdos precisam ser mais bem desenvolvidos e quais já foram assimilados pelos alunos.
          Nesse sentido, a avaliação procura identificar a qualidade da aprendizagem e não pode ocorrer somente no final de uma sequência didática, mas ao longo dela. Desse modo, a avaliação em Ciências será processual, ocorrendo em diferentes momentos no decorrer do bimestre.
          Para tanto, serão utilizados os seguintes instrumentos ou metodologias de avaliação:
- Produção de textos;
- Elaboração de desenhos explicativos;
- Avaliações escritas;
- Produção de cartazes e panfletos;
- Realização de experimentos;
- Elaboração de histórias em quadrinhos;
- Elaboração de maquetes, frames boxes, caixas temáticas e outros;
- Debates;
- Registros fotográficos;
- Pesquisas bibliográficas;

- Relatórios da turma (pelo professor).

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